16.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Últimas Noticias

Ourique: Sobe para 37 o número de infetados com COVID-19 em Santa Luzia

O número de casos de infeção pela COVID-19, em Santa Luzia, Ourique, subiu esta sexta-feira para 37, apurou a Rádio Castrense.

Há 10 novos casos que foram já hoje conhecidos, após terem sido realizados testes nas cadeias de contacto dos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Ourique. Ao que a Rádio Castrense apurou, amanhã deverão continuar a ser realizados mais testes de despiste à COVID-19 entre a população e cadeias de contacto.

Recorde-se que, “a situação de contágio foi primeiramente identificada no Lar de Santa Luzia e já causou 28 infetados confirmados, nomeadamente 14 utentes, dos quais 13 estão no lar e uma internada no hospital de Beja, 13 funcionários, que estão de quarentena em casa e um bebé, filho da diretora do Lar onde surgiu o foco de infeção pelo novo Coronavírus, o que obrigou ao encerramento da sala de berçário do infantário daquela instituição.

O primeiro caso positivo de covid-19 no Lar de Santa Luzia, relativo a uma idosa de 85 anos, foi detetado no passado domingo, após um teste realizado pela utente no hospital de Beja, devido a “um episódio hospitalar de urgência”.

Fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo disse à Lusa que “a idosa foi operada e está internada no piso dedicado à covid-19, com um estado de saúde considerado “estável”.

Após ter sido detetado o primeiro caso, foram feitos na terça-feira 40 testes de despiste de covid-19 aos restantes 16 utentes e 24 funcionários do lar, tendo 26 dado resultados positivos, elevando então para 27 o número de infetados.

Recorde-se que “todos os casos positivos ficaram confinados nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia (uma vez que todos testaram positivo) e foi contratada uma empresa especializada (multidisciplinar) para acompanhamento dos infetados, segundo as melhores práticas de saúde pública. Foram ainda ativados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa” referiu a autarquia de Ourique.

Dos 40 testes feitos na terça-feira, 26 tiveram resultados positivos (13 utentes e 13 funcionários), dez negativos (um utente e nove funcionários) e quatro inconclusivos (dois utentes e dois funcionários), disse então o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro.

De acordo com o autarca, o único utente com resultado negativo no teste foi retirado na quarta-feira para uma casa do município e os dois utentes e dois funcionários com resultados inconclusivos mantêm-se no lar enquanto aguardam pelos resultados dos segundos testes.

Na quinta-feira, foram feitos cerca de uma centena de testes de despiste à covid-19 aos contactos diretos dos infetados no Lar de Santa Luzia, disse Marcelo Guerreiro, referindo que “não está em cima da mesa” a colocação de uma cerca sanitária à aldeia, que tem cerca de 350 habitantes.

Também na quinta-feira, foi confirmada a infeção do bebé, o que elevou para 28 o número de infetados, conforme a Rádio Castrense noticiou.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul dos Santos, disse, em declarações à Agência Lusa, que “o bebé, que vai fazer 11 meses na segunda-feira, estava com mais oito bebés na única das duas salas do berçário da creche em funcionamento e que foi fechada”, tal como a Castrense hoje deu conta.

Esta é uma situação que a Rádio Castrense vai continuar a acompanhar com especial atenção.

Latest Posts

Não perder