12 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Fevereiro 12, 2026

Últimas Noticias

Orçamento Municipal de Almodôvar de 30 milhões está condicionado por decisões do executivo anterior

O orçamento municipal de Almodôvar para 2026, aprovado a 31 de janeiro, está a ser alvo de reavaliação pelo atual executivo, que considera que o documento ficou “algemado” a compromissos assumidos no final do mandato anterior.

Segundo o presidente da Câmara, José Tadeu de Freitas, a principal preocupação prende-se com a contratação de grandes obras, do qual dá o exemplo da obra da nova escola secundária, orçada em cerca de sete milhões de euros, sem que estivesse garantido o respetivo financiamento.

“Foi uma obra contratada sem ter ainda financiamento previsto e sem estarem reunidas todas as condições necessárias para a sua execução”, afirmou o autarca, acrescentando que o processo avançou “muito rapidamente para assinatura de contrato, quando ainda havia estudos essenciais por concluir” – explica o autarca.

De acordo com o presidente, a eventual rescisão do contrato com o empreiteiro poderá representar um encargo significativo para o município. “A retirada dessa contratação poderá custar perto de um milhão de euros, embora ainda estejamos a apurar os dados concretos”, acrescentou.

José Tadeu de Freitas considera que esta situação teve impacto direto na dimensão do orçamento aprovado. “É um orçamento que empolou para cerca de 30 milhões de euros, um valor que entendemos ser altamente elevado, mas que reflete obrigações herdadas do executivo anterior”, referiu.

O autarca sublinha que não se revê no documento orçamental atualmente em vigor. “É um orçamento em que não me revejo e que limita muito a atividade do município”, disse, lembrando que a própria área financeira da Câmara terá alertado anteriormente para os riscos de celebrar contratos no final do mandato.

Latest Posts

Não perder