“Operação Campo Seguro 2025” da GNR arranca a 1 de julho

0
67

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai dar início neste dia 1 de julho de 2025, à “Operação Campo Seguro 2025”, uma iniciativa abrangente que se estenderá até 15 de fevereiro de 2026. “Com o objetivo de reforçar a segurança no setor agrícola e florestal português, a operação visa intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização para prevenir crimes de furto, combater o tráfico de seres humanos em contexto laboral e reduzir a sinistralidade com veículos e máquinas agrícolas” frisa a GNR.

A “Operação Campo Seguro 2025” pretende “alertar a população em geral, e em particular a comunidade rural, para a importância da adoção de comportamentos preventivos”. A GNR focará a atenção “na prevenção de furtos de produtos e máquinas agrícolas, furtos de metais não preciosos e situações de exploração laboral, com especial atenção ao tráfico de seres humanos”. Paralelamente, a operação visa “promover práticas seguras na utilização e condução de veículos agrícolas e florestais, um esforço crucial dada a preocupante estatística de acidentes”.

Durante a operação, a GNR “reforçará as ações de patrulhamento e fiscalização, que serão ajustadas à sazonalidade das culturas e às características regionais”. As intervenções incidirão nos locais, dias e horários de maior risco, com base no histórico de criminalidade. Haverá também “um controlo e fiscalização intensificados do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em articulação com a Guardia Civil espanhola, para combater a criminalidade transfronteiriça” destaca a força policial.

Além disso, s”erão dinamizadas ações de sensibilização junto de proprietários rurais e entidades locais e regionais ligadas ao setor agrícola, com a divulgação de conselhos práticos para a prevenção de furtos”, conclui a GNR.