O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro e o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Professor Doutor Fernando Alexandre vão estar em Beja esta quinta-feira, dia 25 de setembro, para a inauguração oficial da nova Residência de Estudantes – Residência Europa.
A sessão contará ainda com a presença “do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Beja, Eng.º Rui Marreiros, e da Presidente do IPBeja, Professora Doutora Maria de Fátima Carvalho, entre outras entidades” adianta o IPBeja – Instituto Politécnico de Beja.
A inauguração da nova residência de estudantes está marcada para as 16h30, nas instalações da nova residência, situada no campus do IPBeja, junto à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG).
O programa inclui intervenções institucionais, seguidas de um Alentejo de Honra, assim como, a possibilidade de visita às instalações da nova Residência de Estudantes – Residência Europa.

Segundo a instituição de Ensino Superior, “trata-se de uma infraestrutura que reforça a resposta às necessidades de alojamento da comunidade académica e constitui um fator de reforço da relevância e competitividade do ensino superior na região”. A mesma fonte realça que o novo edifício “oferece condições modernas, acessíveis e inclusivas, incluindo quartos adaptados a estudantes com mobilidade reduzida, espaços de estudo e áreas comuns, reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior”.
A nova infraestrutura teve um investimento de 22 milhões de euros que se insere no âmbito do PRR/PNAES (Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior) e que pretende reforçar a capacidade de alojamento estudantil em Beja.
A construção do edifício utilizou uma tecnologia híbrida sustentável (madeira e betão) e engloba 11 000 m² distribuídos por quatro blocos com área comum, zonas de convívio, áreas de estudo, ginásio, cozinhas, lavandaria e áreas técnicas.
No total, o equipamento disponibiliza 327 quartos, 126 individuais, 150 duplos, 25 estúdios individuais e 26 estúdios duplos, num total de 503 camas”.
