Nasceu uma nova Plataforma que vem em defesa do Aeroporto de Beja. Trata-se da Plataforma Cidadã “Sim ao Aeroporto Internacional de Beja”. Os seus promotores dizem que o objetivo passa por “aproveitar os recursos que esta infraestrutura pode oferecer”.
A Plataforma pretende que o Aeroporto de Beja “seja complementar aos Aeroportos de Faro e Lisboa para fazer face ao congestionamento de passageiros que se têm vindo a registar nestas duas infraestruturas”, pode ler-se na nota enviada à Rádio Castrense.
“O Aeroporto tem capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha” defendem os mentores da nova estrutura de defesa do Aeroporto de Beja.
Os promotores da presente Plataforma Cidadã , juntamente com o seu núcleo de apoio técnico, “tendo presente as considerações mencionadas, decidem lançar estas Bases desta Plataforma Cidadã “Sim ao Aeroporto Internacional de Beja – Da Geografia da sua Acessibilidade à Estratégia Aeroportuária Nacional” e compromete-se a “elaborar um memorando estratégico a entregar à Comissão Técnica Independente, até final do corrente mês de Janeiro, sobre a necessidade de incluir a utilização do Aeroporto Internacional de Beja como a solução sustentável e resiliente para responder às necessidades aeroportuárias do País, o que, no mínimo, permitirá a poupança de centenas de milhões de euros ao erário público e outras vantagens socioeconómicas” e a “convocar uma Conferência de Imprensa para o próximo dia 27 de Janeiro de 2023, pelas 11 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, para apresentação da Plataforma e dos seus primeiros subscritores e dar a conhecer algumas iniciativas, já em curso e outras em preparação, no sentido de sensibilizar os decisores institucionais e mobilizar a opinião pública para a importância estratégica da utilização do Aeroporto Internacional de Beja e para a salvaguarda desta infraestrutura aeroportuária nacional a completar o binómio Lisboa e Faro”, é explicado na nota emitida.
A conferência de imprensa onde será feita a apresentação da Plataforma e dos seus primeiros subscritores está agendada para a próxima sexta-feira, pelas 11h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa