A Câmara de Aljustrel recebeu a aprovação final do seu projeto, que foi validado pelo Comitê de Monitorização, e passou a integrar a Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT.
A autarquia já marcou presença no passado dia 24 de junho numa reunião de trabalho, onde estiveram mais de 90 participantes de dezenas de países. Reunião, esta, que marcou também a oficialização da entrada do Município de Aljustrel nesta rede de cariz internacional.
“Com esta entrada neste programa europeu de aprendizagem e de troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável poder-se-á fortalecer as práticas e conhecimentos em torno da promoção da inclusão social e da coesão intergeracional nos respetivos territórios, nomeadamente através do voluntariado. Esta rede permitirá ainda reforçar o sentimento identitário e as preocupações com as questões sociais entre os municípios, numa lógica de parceria, intensificando relações, melhorando respostas e capacitando os agentes de mais e melhores conhecimentos, permitindo a estruturação de soluções” explica a autarquia.
“Ao fazer parte desta rede, o Município de Aljustrel terá ainda a possibilidade de compartilhar, transmitir e capitalizar a realização de ações e projetos conjuntos. Para a Câmara de Aljustrel, esta é uma oportunidade para dotar este território de ações ainda mais capacitadas e que tenham em vista o progresso, o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e o empreendedorismo” refere ainda a edilidade.
Entende o Município de Aljustrel que “a sua integração nesta rede permitirá estabelecer contacto com parceiros de diversas nacionalidades, integrando uma rede europeia, atraindo uma dinâmica em torno da questão social e que se poderá revestir da maior importância para a coesão e união de gerações, culturas, práticas e saberes. Esta é também uma estratégia de combate à pobreza e às desigualdades, através de medidas e apoios sociais, envolvendo cada vez mais pessoas e incentivando à responsabilidade social” conclui em comunicado a autarquia aljustrelense.