14.3 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025

Últimas Noticias

Moura inaugura exposição “Castelo da Lousa, memórias de um Monumento Submerso”

É inaugurada, na ala de exposições temporárias do Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro), nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, às 16:00, a exposição “Castelo da Lousa, memórias de um Monumento Submerso”.

“Passaram 20 anos desde a inauguração da barragem de Alqueva e sobre o processo de submersão e subsequente projeto de minimização de impacto patrimonial dos vários sítios arqueológicos. Agora, o Museu da Luz concebeu uma exposição consagrada ao arqueossítio do Castelo da Lousa. Embora submerso, este importante sítio, classificado como Monumento Nacional, e o espólio resultante das escavações anteriores à sua submersão, continuam a ser alvo de constantes estudos. Esta exposição é a mais recente revisão histórica, arqueológica e de investigação sobre este sítio arqueológico” explica o município.

O Castelo da Lousa “é um peculiar sítio arqueológico do período romano localizado na freguesia da Luz, que se encontra atualmente submerso pela albufeira de Alqueva” lembra a autarquia.

A exposição “Castelo da Lousa, memórias de um Monumento Submerso” ficará patente até 28 de maio de 2023.

Latest Posts

Não perder