A MESA, empresa líder em engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo de companhias aéreas Hi Fly, recebeu oficialmente a licença para a construção de seu segundo hangar no Aeroporto de Beja, anunciou a empresa esta terça-feira, 18 de março.
“Este marco significativo marca um grande passo no crescimento da empresa e triplicará sua capacidade de atender clientes, fortalecendo ainda mais a posição do Aeroporto de Beja como um centro de desenvolvimento industrial e aeroespacial na Europa” sublinha a MESA. O investimento total neste novo projeto chega a 60 milhões de euros, abrangendo infraestrutura, equipamentos e treino de novos técnicos.

Da perspetiva da gestão aeroportuária, a ANA|VINCI Airports reconhece que “o desenvolvimento bem-sucedido de um aeroporto requer um profundo entendimento de sua área de influência e a criação de uma estratégia adaptada ao seu potencial de mercado”. Na ANA, “essa abordagem tem sido fundamental para alcançar um progresso significativo em setores-chave” refere a empresa. Um foco principal para o desenvolvimento sustentável do Aeroporto de Beja “tem sido em atividades aeroindustriais, incluindo manutenção de aeronaves, reciclagem, operações especializadas de carga aérea — apoiadas por conexões com o Porto de Sines, infraestrutura logística expandida e capacidade aprimorada do terminal de carga” explica a ANA.
“Igualmente importante é o segundo eixo principal, que se concentra nas atividades de passageiros. Isso inclui aviação executiva e privada atendendo a nichos de mercado, como empreendimentos ao longo da costa do Alentejo, bem como operações turísticas de saída apoiadas por voos charter” destaca a ANA Aeroportos.
A mesma lembra que “o desenvolvimento do aeroporto nunca é um esforço isolado; depende sempre de uma colaboração próxima com a região”. A ANA sublinha que “tem demonstrado consistentemente o seu comprometimento com esse princípio, participando ativamente de conselhos consultivos regionais anuais para promover o diálogo e a cooperação. “Essa abordagem colaborativa estende-se ao suporte de iniciativas como o desenvolvimento da MESA no BYJ, reforçando ainda mais o papel do aeroporto em impulsionar o progresso regional”.

As novas instalações da MESA no Aeroporto de Beja, que “abrangerão impressionantes 11.000 metros quadrados, ficarão localizadas adjacentes ao hangar atual e foram projetadas para acomodar todas as aeronaves da família Airbus. A infraestrutura expandida aumentará a capacidade da Mesa de fornecer uma gama abrangente de serviços, incluindo manutenção de base e linha, atualizações e modificações do interior da cabine, substituição de motor e trem de pouso, testes hidráulicos, correção de defeitos, SBs, ADs, MPD e Modificações de Tarefas Fora de Fase, inspeções de boroscópio do motor e muito mais” sublinha a MESA.
O acordo formal para o novo hangar foi assinado na presença de representantes-chave da ANA – Aeroportos de Portugal e da MESA. Esta colaboração “reforça a forte parceria entre as duas organizações, solidificando seu compromisso compartilhado com o desenvolvimento contínuo do Aeroporto de Beja como um centro de excelência aeroespacial” destaca a MESA.
“A assinatura desta licença representa um marco importante para o desenvolvimento do terminal civil de Beja (BYJ), refletindo o compromisso da ANA|VINCI Airports em promover o crescimento nas regiões onde está inserida. Este projeto não só reforça a posição estratégica de Portugal no setor da manutenção aeronáutica, como também consolida o papel da BYJ como impulsionadora do progresso económico e social da região” sublinha entretanto a ANA Aeoportos.
A ANA aproveita para “felicitar a MESA, nossa parceira, e reconhecemos o empenho das equipas da ANA envolvidas, cuja dedicação foi essencial para alcançar mais este passo no fortalecimento das operações da BYJ'”, afirmou Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal.
David Cruz, CEO da Mesa, expressou seu entusiasmo sobre o projeto: “Estamos entusiasmados em atingir este marco, que marca o início de uma nova fase emocionante para a MESA. Com a abertura do nosso primeiro hangar em 2021, já vimos um sucesso notável. Agora, com este segundo hangar, seremos capazes de triplicar nossa capacidade e continuar a oferecer serviços de manutenção da mais alta qualidade aos nossos clientes. Agradecemos profundamente a colaboração com a ANA, que tornou este acordo possível, e estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento do Aeroporto de Beja e sua infraestrutura industrial circundante.”

A construção do segundo hangar da MESA no Aeroporto de Beja “representa um avanço significativo no crescimento da empresa e um compromisso em aprimorar suas capacidades de serviço. Com essa expansão, a Mesa estará melhor equipada para atender às crescentes demandas de seus clientes, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento contínuo do Aeroporto de Beja como um importante centro aeroespacial e industrial na Europa”. A empresa acresceta que “esse marco ressalta a dedicação da empresa à inovação, qualidade e crescimento estratégico, reforçando sua posição como líder em serviços de manutenção de aeronaves local e globalmente”.
A Mesa diz que “espera o sucesso contínuo deste projeto e as oportunidades que ele trará para expansão e colaboração futuras”.
A MESA é uma fornecedora líder de manutenção de linha e base de aeronaves, celebrando orgulhosamente 20 anos de excelência na indústria da aviação. Com operações baseadas no Aeroporto Internacional de Lisboa e no Aeroporto de Beja, a Mesa é uma Organização de Manutenção EASA Parte 145 certificada pela Autoridade de Aviação Civil Portuguesa (ANAC) sob o Certificado PT.145.020.
A empresa é especializada em serviços de manutenção mundial para aeronaves Airbus A318, A319, A320, A321, A330, A340, A380 e Bombardier CL-600-2B16. Ao longo de duas décadas, a MESA construiu uma forte reputação de confiabilidade, inovação e foco no cliente. Ela também opera uma rede de estações de manutenção globais, apoiando sua crescente clientela aérea com serviços flexíveis de manutenção de linha e base adaptados às necessidades específicas de cada aeronave.