5.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Março 3, 2024

Últimas Noticias

IPBeja é anfitrião do próximo encontro de parceiros do consórcio HEROES – European University Alliance

Nos dias 27 e 28 de fevereiro o IPBeja – Instituto Politécnico de Beja, será anfitrião de um encontro de instituições europeias parceiras que, com este instituto, integram o consórcio HEROES- European University Alliance, “com o objetivo de prepararem uma nova candidatura à criação de uma universidade europeia no âmbito do programa Erasmus+ European Universities – Development of new deep institutional transnational cooperation”, anuncia a instituição de Ensino Superior.

O respetivo consórcio, criado em 2021, integra, para além do IPBeja, a Thomas More University of Applied Sciences/Bélgica (entidade coordenadora), Fontys University of Applied Sciences/Países Baixos, Seinäjoki University of Applied Sciences/Finlândia, a Deggendorf Institute of Technology /Alemanha, University College of Northern Denmark/Dinamarca e a Mendel University in Brno/Republica Checa.

Este encontro, que decorre na continuidade dos trabalhos anteriormente desenvolvidos, “visa o enriquecimento, e reforço, da aliança que se pretende afirmar em torno da criação de uma universidade europeia transnacional” explica o IPBeja. A mesma fonte refere que “o programa deste encontro envolve a preparação do dossier de candidatura com reforço do planeamento de ações e evidências a desenvolver no futuro de acordo com as missões europeias -educação, investigação, inovação e serviço à comunidade. Será também objetivo, à semelhança de outros encontros anteriormente realizados, que os parceiros possam contactar, de perto, com a capacidade instalada da instituição de acolhimento, ao nível da dinâmica formativa e de investigação aplicada”.

Neste sentido, “será apresentada à comitiva estrangeira a estrutura laboratorial, projetos de investigação e oferta formativa do IPBeja das suas quatro unidades orgânicas. Para além da dimensão académica, serão também consensualizados, entre parceiros, o modelo de gestão/ de governança e a estratégia que melhor servirá a criação da entidade coletiva transnacional”.

Nesse âmbito, acrescenta o Politécnico de Beja, “espera-se que, a médio prazo, possa estar disponível, a quem queira vir estudar para o IPBeja, uma oferta conjunta de formação superior graduada (e pós-graduada) de espectro internacional que potencie a mobilidade europeia de estudantes, docentes e investigadores com efeitos multiplicadores na dinâmica territorial local”.

A comitiva composta por mais de duas dezenas de participantes será recebida pela Presidência do IPBeja, estando a coordenação institucional do projeto a cargo do Professor João Martins.

Latest Posts

Não perder