18.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Setembro 8, 2024

Últimas Noticias

Instituto Politécnico de Beja integra Universidade Europeia

A aliança HEROES foi aprovada pela Comissão Europeia como Universidade Europeia, com o objetivo de fomentar a resiliência regional inteligente. Esta aliança junta nove universidades de ciências aplicadas de toda a União Europeia, unidas sob um objetivo comum: fortalecer a resiliência das suas regiões através da inovação digital. Cerca de 120.000 estudantes e 14.000 funcionários, espalhados por 22 campi, localizados sobretudo em áreas não urbanas, irão beneficiar da estreita colaboração transnacional a nível da educação e investigação, possibilitada pelo recente financiamento da UE através do Programa Erasmus+.

O projeto HEROES – ‘Higher Education for Resilience-Oriented and Empowered Societies’ – é uma das 14 novas alianças que conquistaram recentemente o generoso suporte financeiro da Comissão Europeia para se consolidar como Universidade Europeia.

A aliança HEROES destaca-se por ser constituída exclusivamente por universidades de ciências aplicadas jovens, ágeis e profundamente enraizadas nas suas regiões. Cada membro da aliança atua e molda o ecossistema de inovação local, potenciando parcerias com a indústria e outros parceiros locais.

Embora os parceiros da HEROES já possuam um historial de colaboração transnacional bilateral e multilateral, este financiamento pretende ser um catalisador para a ambição de empoderar estudantes, formandos ao longo da vida, investigadores, professores e pessoal administrativo a fortalecer a resiliência inteligente das suas regiões.

A ‘resiliência regional inteligente’ refere-se à capacidade da região de antecipar, adaptar-se e recuperar de diversos eventos disruptivos através da inovação digital.

Para alcançar esta resiliência regional inteligente, a HEROES irá focar-se na qualidade da educação e formação ao longo da vida, na investigação científica aplicada com impacto regional, numa colaboração transnacional robusta e numa mobilidade contínua e sem barreiras entre os seus parceiros.

Sofie Mols, diretora executiva da HEROES: “Os efeitos das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da disrupção tecnológica e da erosão da coesão social são fortemente sentidos a nível local. As universidades de ciências aplicadas da HEROES, com os seus alunos, professores e funcionários, têm um papel fundamental no desenvolvimento de soluções digitais que respondam localmente a estes desafios globais de forma efetiva. Estamos entusiasmados e gratos à UE por potenciarem a nossa capacidade de aprofundar a nossa colaboração e de transformar os talentos de uma nova geração de cidadãos Europeus em super-poderes que fortaleçam as nossas regiões, dentro da UE e fora dela.” 

A Universidade Europeia HEROES vem exponenciar o impacto do IPBeja na região, providenciando aos seus alunos, professores e pessoal administrativo um campo alargado de aprendizagem, investigação e intervenção, onde se pretende “pensar global para resolver local”. Esta parceria vem aumentar o conjunto de soluções para os desafios regionais, que desenvolveremos no conjunto das 9 universidades. Soluções globais para os problemas que as nossas regiões enfrentam que serão adaptadas a cada contexto regional incrementando a sua capacidade de adaptação e resiliência. 

As universidades membro da HEROES estão localizados na Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Suécia. A HEROES ainda tem universidades associadas na Albânia, França, Grécia, Kosovo e Ucrânia. A HEROES também tem o apoio de uma rede de especialistas e organizações internacionais que incluem a Rede de Estudantes Erasmus (Erasmus Student Network), a rede EURASHE, a UAS4EUROPE e a Lifelong Learning Platform. 

Latest Posts

Não perder