13.7 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Novembro 15, 2025

Últimas Noticias

Gonçalo Valente responde às preocupações de Pedro do Carmo sobra a Ampliação e Requalificação do Hospital de Beja

Em resposta às preocupações levantadas pelo deputado do Partido Socialista (PS), Pedro do Carmo, acerca da ausência da Ampliação e Requalificação do Hospital José Joaquim Fernandes de Beja na Proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2026, o deputado Gonçalo Valente, eleito pela Aliança Democrática (AD) emitiu uma nota de imprensa a clarificar a situação.

Gonçalo Valente refutou a ideia de que o investimento foi abandonado, apelando a uma maior contenção em temas estruturais para evitar deixar os habitantes do Baixo Alentejo “apreensivos” e num clima de incerteza. O deputado sublinha a necessidade de recorrer a esclarecimentos junto das entidades competentes antes de se “espalhar o pânico nas pessoas e de propagar inverdades”.

Segundo a justificação avançada, a ampliação e requalificação do Hospital de Beja não precisam de estar inscritas no articulado ou no relatório do Orçamento de Estado para 2026, uma vez que a verba necessária para as fases iniciais já foi cabimentada no OE 2025. Desta forma, os projetos previstos serão pagos pelo orçamento da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e não têm impacto financeiro direto no próximo Orçamento de Estado.

O deputado adiantou ainda o ponto de situação atual do projeto: a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tem o perfil assistencial e a reorganização do programa funcional aprovados, e o júri para analisar o projeto de arquitetura já está constituído. A previsão é que o concurso para a elaboração dos projetos de arquitetura seja aberto em 2026.

Gonçalo Valente esclareceu que a obra propriamente dita só deverá iniciar-se em 2027, após a conclusão e adjudicação do projeto de arquitetura. Relativamente a outras obras hospitalares, o deputado defende que o único caso comparável seria o Hospital de Barcelos, mas este encontra-se numa fase mais avançada, com o concurso para o projeto de arquitetura já terminado em setembro, e a obra prevista para iniciar em 2026, justificando a sua inclusão na nota explicativa do Ministério da Saúde.

O deputado da AD finalizou a nota apelando à responsabilidade dos representantes eleitos: “Espalhar a desinformação não é a postura que os baixo alentejanos esperam de quem os representa na Assembleia da República. Vamos ser responsáveis e trabalhar todos em função do nosso querido distrito de Beja. Para isso contem comigo” conclui Gonçalo Valente.

Latest Posts

Não perder