O Comando Territorial de Beja da GNR realizou, entre os dias 6 e 12 de outubro, um conjunto de operações no distrito que visaram prevenir e combater a criminalidade violenta, garantir a segurança rodoviária e fiscalizar diversas áreas de competência policial. As ações resultaram em 20 detenções e significativas apreensões de estupefacientes e outros bens.
Entre os detidos, destacam-se seis por condução sob o efeito de álcool, quatro por tráfico de estupefacientes, quatro por furto de produtos agrícolas, um por violência doméstica, um por condução sem habilitação legal, um por cultivo de estupefacientes, um por falsificação de documentos, um por ameaça e coação e um por desobediência.
No âmbito das apreensões, a GNR contabilizou 1 573 610 doses de haxixe, 86 doses de liamba, dez doses de cocaína, além de equipamentos eletrónicos, duas embarcações, um semirreboque, uma planta de canábis, uma arma de ar comprimido e um computador portátil.
Em matéria de fiscalização rodoviária, foram detetadas 177 infrações, entre as quais 20 por excesso de velocidade, 20 relacionadas com tacógrafos, 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, 12 por anomalias na iluminação e sinalização, nove por falta de cinto de segurança ou sistema de retenção infantil, nove relativas aos pneus, seis por uso de telemóvel ao volante, cinco por condução sob efeito de álcool e três por falta de seguro de responsabilidade civil.
Durante o mesmo período, registaram-se 55 acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e 18 feridos leves.
Na fiscalização geral, foram ainda detetadas 18 infrações, incluindo 12 no âmbito da proteção da natureza e ambiente, quatro de polícia geral e duas relacionadas com o consumo de estupefacientes.