16.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Últimas Noticias

Futurama leva Cante Alentejano a Madrid este sábado

No dia de hoje, 27 de maio, o Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo leva o seu projeto original mais representativo da cultura da região alentejana, o Cantexto, à 82ª edição da emblemática Feira do Livro de Madrid, num momento de muito orgulho para as comunidades e equipas envolvidas.

A menos de um ano desde a sua estreia no Festival Futurama 2022, o concerto que coloca em diálogo a literatura contemporânea e o tradicional Cante Alentejano viaja à capital espanhola com mais de 100 artistas, dentre 6 grupos corais de Serpa, Mértola e Beja e a autora Matilde Campilho – testemunha de que aquilo que acontece no Baixo Alentejo não fica no Baixo Alentejo.

A partir de textos encomendados a escritores portugueses contemporâneos, posteriormente musicados para os grupos corais por Armando Torrão e Paulo Ribeiro, o Cantexto oferece novas modas ao repertório do Cante Alentejano, dando-lhe novas vidas no presente e no futuro. Os temas comumente explorados nas poesias orais do Cante – a vida rural, o amor, a religião – são, assim, revisitados a partir das preocupações e contextos contemporâneos – a memória, as migrações, o futuro, a natureza. 

O Futurama “alegra-se de contribuir para a dinamização da criatividade no, do e a partir do Baixo Alentejo – território que se torna, cada vez mais, ponto de convergência de artistas prestigiados mundo afora e ponto de difusão internacional das práticas e identidades locais”, refere a organização.
27 de maio
Entrada livre

17h
Feira do Livro de Madrid
Parque del Retiro
Desfile Cantexto, com os grupos de Cante Alentejano

19h
Casa de América 
Concerto Cantexto, com os grupos de Cante Alentejano
Seguido de conversa com a escritora Matilde Campilho, António Saez Delgado e Lara López

Latest Posts

Não perder