O Fórum Mértola promove esta tarde, a Participação e Cidadania. A iniciativa decorre a partir das 18.15 horas, através da plataforma Zoom. É realizada uma sessão/debate sobre a revisão do Plano Diretor Municipal de Mértola. Trata-se de um processo que “se arrasta desde 2004 e que por força da lei terá que ter início até março de 2022 e a sua conclusão até 2023.”
O principal objetivo desta sessão é dinamizar a participação pública neste processo, informando e capacitando as pessoas para poderem apresentar as suas propostas e sugestões para contribuírem para a construção de um instrumento de planeamento fundamental para o desenvolvimento do concelho de Mértola.
O Fórum afirma ainda, em comunicado, dar “nota negativa para a Câmara de Mértola que, lamentavelmente, não só não promove a participação pública como ainda procura boicotar a iniciativa dos cidadãos, ao não autorizar o arquiteto coordenador do processo a participar na sessão” e garante que “apesar destes obstáculos continuará a promover novos debates e a dinamizar a participação pública ao longo de todo o processo de tramitação da revisão do PDM”.