5.4 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Dezembro 22, 2024

Últimas Noticias

Força Aérea viu aprovada candidatura para melhoria do controlo do tráfego aéreo na área de influência do Aeroporto de Beja

Os portos de Sines e de Leixões e a Força Aérea Portuguesa estão entre os promotores de 17 países que viram apoiadas candidaturas à segunda chamada do CEF Transportes – Mobilidade Militar.

De acordo com a revista Transportes & Negócios, a chamada decorreu entre 12 de Maio e 29 de Setembro. A mesma fonte explica que, o orçamento disponível era de 616 milhões de euros, depois do reforço decidido pela Comissão Europeia para acelerar a melhoria das redes de transportes nos países vizinhos da Ucrânia. As candidaturas deveriam visar, no essencial, a melhoria / adaptação de infraestruturas de transportes para o uso civil e militar. Uma novidade do CEF Transportes.

Em Beja, a Força Aérea Portuguesa viu aprovada uma candidatura para a melhoria do controlo do tráfego aéreo na zona de influência do aeroporto de Beja. O co-financiamento atribuído é de 870 mil euros.

Em Sines, a administração portuária irá receber 1.,275 milhões de euros do CEF Transportes pelos estudos de aumento da capacidade de movimentação de carga geral e extensão do quebra-mar e melhoria das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, favorecendo assim a intermodalidade.

A APDL garantiu um co-financiamento de 50% para o investimento de 25,6 milhões de euros na requalificação da Doca 1 de porto de Leixões, que aumentará a capacidade de recepção de navios e de movimentação de cargas na zona Norte do porto a jusante da ponte móvel.

O concurso para a empreitada do cais Norte da Doca 1 foi lançado pela APDL em Fevereiro do ano passado, mas o desenvolvimento da obra acabou por ser adiado pelos constrangimentos financeiros da administração portuária. Deverá agora avançar. O co-financiamento comunitário a 50% será, por isso, certamente, uma preciosa ajuda.

Fonte: Revista Transportes & Negócios

Fotografia: Jornal de Notícias

Latest Posts

Não perder