Nos dias 18 e 19 de setembro, a Casa da Cultura de Beja acolhe uma edição especial de celebração que junta mais de 20 projetos musicais, reunindo nomes consagrados e novas propostas do distrito.
O Festival de Bandas de Beja está de regresso para assinalar duas décadas de existência. Promovido pela Associação Arruaça, o evento marca um momento de celebração da história musical da região, reunindo ao longo de dois dias bandas de várias gerações e estilos musicais.
Organizado sob o lema da comemoração e do reencontro, o festival regressa este ano à Casa da Cultura de Beja, local onde nasceu e deu os primeiros passos.
“O Festival de Bandas é um evento já com um historial de 20 anos em Beja, tendo sido dos primeiros festivais da Associação Arruaça. Considero-o um festival muito importante por ter sido o primeiro palco de muitas bandas de Beja, umas maiores, outras mais pequenas, umas mais antigas e outras mais recentes, abrangendo todos os géneros e uma grande variedade”, destaca Cristina Matos, em representação da Associação Arruaça.
Uma edição de celebração e reencontro
Ao contrário de edições anteriores focadas no surgimento ou angariação de novos projetos, o certame deste ano assume um caráter predominantemente comemorativo. A programação foi pensada para reunir, em duas noites, o passado e o presente da música feita no concelho e no distrito.
“Este ano contamos fazer uma edição mais de celebração do que propriamente de angariar novas bandas. Queremos juntar em duas noites, dentro do possível, todas as bandas que já passaram pelo festival, incluindo nomes maiores como Virgem Suta, Os Azeitonas/Os Chinquilho, Paulo Ribeiro, entre outras figuras conhecidas de Beja, assim como projetos mais novos”
-cristina matos
Além dos concertos noturnos, o festival contará com uma programação diversificada que arranca logo pela tarde, distribuída por vários palcos do recinto.
“Serão duas noites a começar logo à tarde e a estenderem-se pela noite fora, com vários palcos na Casa da Cultura, assinalando o regresso do festival ao espaço onde nasceu e onde faz todo o sentido voltar”, acrescenta Cristina Matos.
Com mais de duas dezenas de projetos musicais confirmados, o evento pretende ser uma verdadeira mostra do panorama musical bejense das últimas duas décadas, desde os grupos que começaram em garagens e salas de ensaio aos projetos com projeção nacional.




















