14.1 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Junho 3, 2025

Últimas Noticias

Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço realiza-se no próximo fim-de-semana

De 16 a 18 de setembro realiza-se a Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, “com exposição do que melhor se faz na região no setor agropecuário, serviços de apoio à agricultura, exposição de animais e de maquinaria agrícola, gastronomia e animação” informa a Câmara de Serpa.

Para além dos habituais expositores de produtos agroalimentares, das tasquinhas com gastronomia regional e da animação, realizam-se o III Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da Margem Esquerda do Guadiana, atividades de promoção do turismo de natureza e valorização da biodiversidade da Serra de Serpa, caminhadas na zona, um passeio equestre e uma Gala Equestre.

A organização do certame cabe à Câmara Municipal de Serpa, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, União das Freguesias de Salvador e Santa Maria (Serpa), Junta de Freguesia de Santana de Cambras e Ayuntamiento de Paymogo.

Conheça a Programação do evento:

Dia 16 de setembro, sexta-feira

16.00 h – Abertura do certame

18.00 h – Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do Parque Natural do Vale do Guadiana

  •       Abertura e boas-vindas – Presidente da Câmara Municipal de Serpa – João Efigénio Palma
  •       A co-gestão nas áreas protegidas – Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas – Olga Martins
  •       Encerramento – Presidente da Comissão de Co-gestão do Parque Natural do Vale do Guadiana – Mário Tomé

18.30 h – Animação circulante com João Cataluna

19.00 h – Inauguração oficial

21.00 h – Espetáculo musical De Moda em Moda

23.00 h – Baile com Rui Chora

Dia 17 de setembro, sábado

08.00 h – Passeio equestre*

09.00 h – Caminhadas do Pulo do Lobo à Ribeira de Limas (mediante inscrição prévia)

               O Montado da Serra Grande de Serpa (inclui visita à Serpocarnes)

10.00 h – Sessão de atividade física “Gente em Movimento”

10.30 h – III Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da Margem Esquerda do Guadiana

  •                Abertura e boas-vindas – Presidente da Câmara Municipal de Serpa – João Efigénio Palma
  •        O contexto da Agricultura Biológica na Margem Esquerda do Guadiana
  •        Medidas de apoio ao setor da Agricultura Biológica no âmbito do Pepac – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027
  •        Validação do Plano de Ação da Bio-Região da Margem Esquerda do Guadiana

       Oradores: Cristina Caro (Técnica da Câmara Municipal de Serpa); António Cerca Miguel (GPP – Gabinete de Planeamento, Politicas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Alimentação) David Machado (Presidente da Rota do Guadiana – ADI)

11.00 h – Abertura do certame

11.30 h – TAN – Teste de aptidão natural e demonstração de Cães de Pastoreio – Apucap – Nuno Lobinho

15.00 h – Torneio de dominó – Associação de Moradores da Neta e Pulo do Lobo

15.30 h – “Património Agrícola da Serra de Serpa, Conhecimento para o Futuro” – Sessão de apresentação da estratégia de valorização do território

  •         Abertura e boas-vindas – Presidente da Câmara Municipal de Serpa – João Efigénio Palma
  •         Apresentação do Sipam “Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso”
  •         O futuro dos Sipam em Portugal
  •         Apresentação da proposta de Sipam – Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial “Montado da Serra de Serpa”
  •         Recolha de contributos para o Plano de Ação da proposta do Sipam “Montado da Serra de Serpa”

        Oradores: Cristina Caro (Técnica da Câmara Municipal de Serpa); Inocêncio Seita Coelho (especialista em Sistemas Agro-silvo-Pastoris); David Machado (Presidente da Rota do Guadiana – ADI); representante da Adrat (Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega); António Cerca Miguel (GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Alimentação)

17.00 h – Animação circulante com João Cataluna

17.00 h – Torneio de malha – Associação de Moradores da Neta e Pulo do Lobo

19.00 h – Atuação da Sala Municipal de Flamenco de Paymogo

21.30 h – Gala Equestre Miguel Fonseca – Organização do Centro Equestre Vítor Fraústo

23.00 h – Baile com a Banda Quarta Série

Dia 18 de setembro, domingo

9.00 h – Caminhadas do Pulo do Lobo à Ribeira de Limas (mediante inscrição prévia)

             Caminhos da Transumância dos Pastores da Serra de Serpa

11.00 h – Abertura do certame

15.00 h – Oficina de iniciação à Saboaria Natural – Vamos aprender a fazer sabão de azeite e plantas da Serra de Serpa, pelo método artesanal – Saboaria D`aldeia

17.00 h – Animação circulante com João Cataluna

19.00 h – Atuação com Grupo Banza

20.30 h – Baile com Celso Graciano

Sexta, sábado e domingo: Parque Animal

Inscrição nas caminhadas: Gabinete do Movimento Associativo e Desporto – Telefone n.º 284 540 290; e-mail – desporto@cm-serpa.pt

Passeio equestre – António Feliciano – Telemóvel n.º 936603618

Latest Posts

Não perder