A exposição “O Lince na Península — Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela CIMBAL — Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo, no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT, está patente ao público no Edifício de Receção ao Turista, situado no Castelo de Moura, de 12 a 26 de setembro, com o apoio da Câmara Municipal.
O objetivo da exposição “é apresentar à sociedade portuguesa o trabalho realizado, em andamento e planeado para o futuro, no âmbito da conservação do Lince-ibérico”, realça a CIMBAL.
A vertente de proximidade desta iniciativa vai decorrer nos 13 municípios integrantes da CIMBAL, além de três municípios do Algarve (Alcoutim, Tavira e Silves) e ainda em Lisboa.
A exposição desenvolvida pela CIMBAL, parceira do projeto LIFE LYNXCONNECT, com o apoio técnico e científico do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, l.P., contará com uma sessão inaugural no dia 12 de setembro, pelas 11h00.
Associada à exposição serão promovidos dois momentos de sensibilização e comunicação sobre a importância da reintrodução do lince ibérico com histórias e contos sobre a espécie que serão partilhados pelo contador de histórias Jorge Serafim no dia 26 de setembro, às 21h00, para a comunidade local, no Cineteatro Caridade.
O projeto LIFE LYNXCONNECT tem como objetivo central “o aumento da população de lince ibérico e reforçar a conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha. Este projeto, que agrega 22 parceiros ibéricos, tem como beneficiário coordenador a Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta de Andaluzia, e por parte de Portugal, para além da CIMBAL, participam como parceiros a infraestruturas de Portugal, l.P. e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, l.P.” lembra a CIMBAL.