A Câmara Municipal de Moura publicou em Diário da República, na última terça-feira, 20 de maio, o aviso de procedimento referente à empreitada de reabilitação do Centro de Saúde de Moura.
O prazo para apresentação de propostas decorre até às 18:00 do próximo dia 11 de junho.
A autarquia de Moure recorda que “este processo teve início em julho de 2023, na sequência da visita do então Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, ao Centro de Saúde de Moura. Durante a visita, o governante pôde verificar in loco as carências da unidade de saúde, reconhecendo a necessidade de uma intervenção mais abrangente do que a inicialmente prevista construção de uma sala de fisioterapia”.
Em novembro de 2023, no âmbito de uma reunião na CIMBAL, que contou com a presença do então Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, decorreram negociações entre o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, e o representante do Governo. “Estas negociações resultaram num aumento significativo da dotação financeira inicialmente prevista, passando de cerca de 100 mil euros para 1,5 milhões de euros, verba atualmente destinada à requalificação do Centro de Saúde de Moura” sublinha o município.

No dia 29 de janeiro de 2024, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Município de Moura e a ULSBA, com vista à concretização do projeto. A candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi submetida, pela Câmara Municipal de Moura, no dia 31 de janeiro, tendo a sua aprovação sido comunicada ao Município no dia 31 de maio de 2024.
Posteriormente, a 4 de junho do ano passado, decorreu em Lisboa a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento entre o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, e a atual Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Contudo, quase dois meses após a cerimónia realizada em Lisboa, o atual Governo solicitou que o contrato fosse novamente assinado, desta vez em formato digital, pelo Presidente do Município, no dia 22 de julho. Apenas a 10 de setembro de 2024, sensivelmente três meses depois, o Ministério da Saúde procedeu à respetiva assinatura do documento e devolução de um exemplar do contrato ao Município.
Já em 2025, a proposta para o lançamento da empreitada de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Moura foi aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara realizada a 14 de maio, tendo sido agora publicado o respetivo aviso em D.R.
A Câmara Municipal de Moura “entende que esta intervenção representa um passo essencial na melhoria da resposta em cuidados de saúde no concelho de Moura, reforçando o compromisso do Município com a qualidade de vida da sua população, bem como com as condições de trabalho dos profissionais de saúde que ali exercem a sua atividade”.