Esta semana foram testados um dos descarregadores de superfície e um descarregador de meio fundo da barragem de Alqueva, ambos na margem esquerda, com a verificação dos componentes e funcionamento das comportas.
“A verificação das condições de operacionalidade dos órgãos de descarga de uma barragem é obrigatória para garantir a eficácia do seu sistema e a segurança da estrutura e das populações” lembra a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva.
Esta operação, efetuada numa altura em que a barragem de Alqueva está quase à cota máxima, “foi uma oportunidade para o desenvolvimento de testes naqueles órgãos de segurança” adianta a EDIA. A mesma fonte explica que “as manobras mostraram que os órgãos de descarga de Alqueva estão em perfeitas condições de funcionamento, podendo garantir a segurança estrutural da barragem em caso de cheia”.
“É importante destacar que toda a água utilizada para o desenvolvimento desta operação ficou retida na albufeira de Pedrógão, cuja barragem se localiza a 23 km a jusante, tendo sido já bombada e regressado à albufeira de Alqueva” realça ainda a empresa que gere Alqueva.
Estes testes são realizados anualmente, no âmbito da inspeção regulamentar da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a Autoridade Nacional de Segurança de Barragens, e permitem identificar e corrigir eventuais problemas que possam causar falhas no sistema, garantindo assim a plena operacionalidade.