O Conselho Diretivo da Delegação de Beja da Associação Nacional de Freguesias – ANAFRE, reuniu na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, em Safara, no concelho de Moura, no âmbito das reuniões descentralizadas pelo distrito de Beja.
Após esta reunião, o conselho diretivo da Delegação de Beja da ANAFRE, torna público que considera “o veto do Presidente da República à lei de desagregação das freguesias é uma decisão, surpreendente, incompreensível, e inaceitável” e que “o processo de desagregação durou mais de dois anos, foi sólido, transparente e democraticamente legitimado por todos os órgãos locais, além de ter sido aprovado por uma expressiva maioria na Assembleia da República, ao contrário do processo de agregação das freguesias em 2013 que foi rápido, feito a régua e esquadro em Lisboa, e sem ouvir as populações.”
De acordo com a mesma fonte e perante “instabilidade gerada nas populações, a Delegação de Beja da ANAFRE, está solidária com todas as tomadas de posição levadas a cabo pela ANAFRE nacional, e apela à Assembleia da República, e aos seus grupos parlamentares que reafirmem rapidamente a sua posição e confirmem a lei, para assim garantir a sua promulgação obrigatória, respeitando a vontade das populações, devolvendo às freguesias a sua identidade e proximidade ao serviço das comunidades.”
O delegado no Alentejo da ANAFRE, Associação Nacional de Freguesias, Vítor Besugo, diz que “quem sai a perder são as populações e a democracia”.