A DECO recebeu 32.866 reclamações em 2020 relativas a compra e venda de bens, valor que deverá manter-se ou subir durante este ano, tendo em conta que desde janeiro já recebeu 16.133.
A garantia legal dos bens continua a ser um dos maiores problemas dos consumidores, representando mais de 50% do total das reclamações, bem como as queixas a respeito de compras nos centros comerciais digitais, as quais têm aumentado consideravelmente, com os consumidores a só perceberem com quem contrataram quando surgem problemas, informa a Associação de Defesa do Consumidor.
A alteração ao regime das garantias e criação de regras no Marketplace, através da transposição de uma Diretiva sobre bens de consumo , que deverá ser transposta até ao fim deste mês, que deveriam dar resposta a estes problemas, mas tal ainda não aconteceu e a DECO teme que Portugal não aproveite esta oportunidade, explica a jurista Helena Guerra.
A DECO considera que esta transposição poderá ser uma das ferramentas que o consumidor precisa para ter acesso a produtos mais duráveis, evitando-se a frustração de os ver, muitas vezes, avariados precocemente, com custos de reparação bastante elevados.