O Museu Literário Casa Fialho de Almeida, em Cuba, oferece ao visitante a exposição CANTE ALENTEJANO – CANCIONEIRO ILUSTRADO, de Fernando Estevens.
O autor, Fernando Estevens aproveitou a inauguração na tarde de ontem, para apresentar o livro, com o mesmo nome, que constitui, simultaneamente, o catálogo da exposição.
Esta exposição, que estará patente no Museu Literário, em Cuba, até ao final de setembro, consiste na mostra de 18 múltiplos, cujo tema central é o Cante Alentejano, explica o município cubense.
A nota explicativa deste evento cultural refere que “o autor ilustra 18 modas do Cancioneiro Popular alentejano, a partir de um exercício invertido de semiótica. As letras das modas são interpretadas e traduzidas graficamente, recriando-se, em cada uma, apontamentos que refletem o ideário programático e estético desenvolvido pelo autor nos últimos anos”.
O autor, cujas raízes estão no Alentejo, utiliza esta forma de expressão plástica para manifestar a sua ligação de alma à excecional expressão musical que é o cante alentejano”, refere a autarquia.