26.1 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Setembro 29, 2025

Últimas Noticias

Ministro das Infraestruturas e CIMBAL analisaram acessibilidades e telecomunicações na região

O Salão Nobre da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, acolheu no dia 12 de junho, uma reunião de trabalho entre os autarcas do Baixo Alentejo e o Ministro das lnfraestruturas, João Galamba, e também com o Secretário de Estado das lnfraestruturas, Frederico Francisco.

Na reunião foram abordadas as questões relacionadas com acessibilidades rodoviárias, ferrovia, aeroporto de Beja e telecomunicações (fibra ótica e 5G).

Foi realizado o ponto de situação do concurso público internacional para reabilitação do traçado do 1P8 entre a rotunda da Malhada Velha e Ferreira do Alentejo — procedimento lançado no mês de maio (1ª fase). Foi ainda dado conhecimento de que, quanto à a segunda fase, entre Ferreira do Alentejo e Beja, será lançado o respetivo procedimento durante este mês de junho. Esta reabilitação permitirá que a via fique com formato de IP, com bermas asfaltadas e faixas de “lentos” em alguns pontos do traçado.

No que respeita ao restante traçado do IP8, a CIMBAL refere que está a “ser estudada a possibilidade de acesso a financiamento no âmbito deste período de programação de fundos comunitários, nomeadamente como ligação transfronteiriça”.

Relativamente à ferrovia, a CIMBAL adianta que está garantida a intervenção de eletrificação e modernização da linha entre Beja e Casa Branca, com financiamento garantido no Alentejo 2030, ficando asseguradas velocidades de circulação até 200 km/h e ligação direta entre Beja e Lisboa.

“No que respeita à ligação ao Aeroporto de Beja, estão a ser efetuados os estudos de viabilidade e estudos técnicos”, acrescenta a mesma fonte.

Irão ainda ser desenvolvidos os estudos técnicos para a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique-Gare”.

“Nas comunicações, os autarcas foram informados pelo governante, de que está apenas a aguardar autorização formal, por parte da Comissão Europeia, o concurso internacional para “supressão” de áreas brancas na rede de fibra ótica. Espera-se que este seja lançado no início do quarto trimestre deste ani. No que concerne à rede móvel 5G, o sinal deverá chegar a muito mais pontos do território, de acordo com as obrigações decorrentes da concessão, a que os operadores se obrigaram” conclui a CIMBAL.

Latest Posts

Não perder