A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo junta-se ao projeto Fire Free MED (FRED). Trata-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia que “visa prevenir e mitigar os impactos dos incêndios florestais na região Mediterrânea” explica a CIMBAL.
Com um investimento total de 2,38 milhões de euros, “o projeto utiliza tecnologias avançadas de deteção remota TIC/UAS (Unmanned Aircraft System) para melhorar a capacidade de resposta e adaptação às alterações climáticas” realça a mesma fonte.
Os objetivos principais do FRED são reduzir o risco e os impactos dos incêndios florestais nas áreas mais vulneráveis da região EuroMED, implementar ferramentas inovadoras para a deteção precoce de incêndios; reforçar a capacidade das autoridades locais na gestão de emergências e criar uma rede de cooperação entre diferentes países para a partilha de conhecimento.
A CIMBAL sublinha que terá “um papel essencial na implementação do projeto no Baixo Alentejo, uma das seis áreas-piloto do Fire Free MED, promovendo ações que contribuam para a segurança ambiental e territorial da região”.