16.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Maio 12, 2024

Últimas Noticias

CHEGA elegeu Diva Ribeiro pelo círculo de Beja – “Ser deputada não é uma profissão, é uma missão” diz a eleita

Diva Ribeiro tem 49 anos, vive em Beja, é professora de matemática há 21 anos e prepara-se para se estrear no Parlamento português. É um dos 48 deputados já eleitos pelo Chega, que nestas eleições teve mais de um milhão de votos. Muitos dos novos deputados nunca fizeram política. São youtubers, gestores, realizadores, maestros, autores de livros infantis, professores, descendentes da nobreza, entre outros, e muitos são dissidentes do PSD e de outros partidos. É o caso de Diva Nélia Ribeiro, que ensina matemática num colégio privado em Vila Nova de Milfontes e que deixou o partido liderado hoje por Luís Montenegro para se juntar a André Ventura. Em breve irá, pela primeira vez, suspender a sua profissão para ir para o Parlamento.

“Sou e serei professora. Ser deputada não é uma profissão, é uma missão”, disse Diva Nélia à CNN Portugal pouco depois de saber que tinha sido eleita por Beja, onde o Chega teve 21,55%, sendo a segunda força política mais votada, depois do PS.

Diva Noélia garante que vai assumir o cargo de parlamentar na nova legislatura e, por isso, terá de deixar de dar aulas “enquanto estiver como deputada”. Foi durante anos militante do PSD, mas há três anos aderiu ao Chega. “Fui com 12 anos para a JSD e fui militante até há quatro anos”, conta. Diva Nélia Capela de Jesus Ribeiro já tinha cargos no partido de André Ventura, como presidente da mesa da distrital de Beja e presidente da concelhia de Beja do partido.

É mãe de duas raparigas, uma de 21 anos e outra de 15. A mais velha, conta, está a estudar medicina e a mais nova vive com Diva e o companheiro em Beja. A nova deputada assegura que há temas que quer levar ao parlamento, como o da Agricultura. “Beja e os agricultores têm sido esquecidos no Parlamento”, critica a militante do Chega, dizendo que é “preciso falar de agricultura” que “é o motor económico do distrito” de Beja.  

A futura deputada tirou a licenciatura na Universidade de Évora. Foi numa IPSS que começou a dar aulas, passando depois – e antes de ser contratada pelo Colégio em Vila Nova de Milfontes -, pelo Instituto de Emprego, onde deu formação em Beja e em Évora, conta.

Fonte / texto: CNN Portugal

Latest Posts

Não perder