O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) marca presença na edição de 2025 do Presépio Vivo de Priscos, em Braga, através de uma parceria com a organização daquele que é considerado o maior Presépio Vivo da Europa. A colaboração materializa-se na apresentação da exposição fotográfica “Do Silêncio à Visibilidade”, integrada num evento cujo tema central deste ano é “Deficiência e Superação”.
O convite partiu da organização do Presépio Vivo de Priscos e permite que um projeto desenvolvido no âmbito da Formação Profissional do CPCB, em 2024, atravesse o país para alcançar centenas de milhares de visitantes. A iniciativa assume-se como um forte contributo para a promoção da inclusão e da empregabilidade de pessoas com deficiência.
A exposição reúne um conjunto de imagens que destacam pessoas com deficiência em contextos reais de trabalho, valorizando o seu talento, profissionalismo e contributo para a sociedade. Cada fotografia identifica os trabalhadores retratados e as entidades empregadoras que apostaram numa política ativa de inclusão no mercado laboral.
Para o CPCB, esta presença em Priscos representa mais do que uma participação simbólica. Trata-se de uma oportunidade de dar visibilidade nacional ao trabalho desenvolvido no Alentejo, reforçando a ideia de que a inclusão profissional é um direito e um fator essencial para a autonomia e dignidade das pessoas com deficiência.
Integrada num evento de grande dimensão e impacto social, a exposição “Do Silêncio à Visibilidade” reforça a mensagem de que a inclusão não se baseia em gestos de caridade, mas em oportunidades concretas, responsabilidade social e reconhecimento do valor humano e profissional de cada pessoa.


















