18.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Setembro 8, 2024

Últimas Noticias

Centenário de José Saramago: Beja e Odemira associam-se às comemorações

Nesta terça-feira, 16 de novembro, de novembro iniciam-se oficialmente as comemorações do Centenário de José Saramago (1922-2022), com atividades em simultâneo em Lisboa, na Fundação Saramago e nas diversas bibliotecas da Rede de Bibliotecas José Saramago – Avis, Beja, Feijó, Leiria, Loures, Montemor-o-Novo, Odemira.

O Município de Beja, através da sua Biblioteca Municipal, que foi a primeira biblioteca do país a quem José Saramago quis dar o seu nome, em novembro de 1998, exatamente um mês depois de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura, é membro fundador da Rede de Biblioteca José Saramago, criada oficialmente em 2019.

No âmbito dessas comemorações, hoje às 19:00 horas, será inaugurada a exposição fotográfica “A Grande e Ardente Terra de Alentejo-Uma Viagem com José Saramago”, da autoria Cabrita Nascimento. Já às 21 horas, haverá leituras encenadas, pela mão de Pedro Lamares, e que retratam a “História do Cerco de Lisboa”.

Também em Odemira, se assinala a a efeméride. “Lendo SARAMAGO” é o tema da iniciativa que se realiza hoje, pelas 18 horas, numa iniciativa levada a cabo pela Biblioteca Municipal José Saramago e que acontece no espaço “CRIAR”, com a presença da atriz Sónia Barradas.

Promovida pela Biblioteca Municipal José Saramago a iniciativa realiza-se, pelas 18:00 horas, no Espaço CRIAR e conta com a participação da atriz Sónia Barradas e do grupo Bocados Brutais.

recorde-se que, por serem membros fundadores da Rede de bibliotecas José Saramago, estas duas bibliotecas foram convidadas para fazer parte do programa das comemorações do Centenário de José Saramago, promovidas pela Fundação com o nome do autor.

Latest Posts

Não perder