O Município de Castro Verde vai assinar dois protocolos que permitirão a criação no concelho, no próximo ano letivo 2025/26, de uma nova oferta formativa de Ensino Superior, com a criação de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP). O anúncio é feito pela Câmara Municipal de Castro Verde.
A cerimónia pública de assinatura dos protocolos de colaboração com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Centro Qualifica de Almodôvar terá lugar nesta segunda-feira, 13 de janeiro, às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A autarquia sublinha quem “com este passo, o concelho reforça a sua oferta formativa com estudos de ensino superior, num curso com dois anos letivos de duração. Após a sua conclusão, o CTeSP confere aos alunos um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificações, garantindo entrada mais rápida no mercado de trabalho ou acesso direto a estudos para assegurar a Licenciatura”.
A concretização deste processo em Castro Verde” enquadra-se no compromisso da Câmara Municipal em assegurar o alargamento da oferta formativa no concelho, proporcionando aos jovens a possibilidade de aceder ao Ensino Superior” sublinha o município castrense.
A cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração contará com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, do Instituto Politécnico de Beja, Maria de Fátima Carvalho e do coordenador do Centro Qualifica de Almodôvar, António Espírito Santo.
Recorde-se que, Almodôvar e Odemira já dispõem igualmente de Curos Técnicos Superiores Profissionais.