No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, a Câmara Municipal de Castro Verde vai promover, nos dias 18, 19 e 20 de abril, a iniciativa “Património na Biosfera de Castro Verde”, que abrange num conjunto de visitas-guiadas abertas à população.
“Neste sentido, no dia 18 de abril (2ª feira), entre as 18h00 e as 20h00, realiza-se a iniciativa “A Basílica Real e a Batalha de Ourique: As Origens”, que consiste numa visita-guiada às obras em curso da Basílica Real de Castro Verde, e durante a qual será efetuado um enquadramento histórico da sua construção pelo Prof. Rui Santana e pelo Pe. Luís Fernandes”, explica a autarquia.
Na terça-feira, dia 19 (3ª feira), também entre as 18h00 e as 20h00, decorre a iniciativa “A Basílica nos Dias de Hoje: Restauro e Classificação como Monumento Nacional”, numa visita-guiada às obras em curso da Basílica Real, que conta com a explicação das várias fases das obras de requalificação pelo historiador Constantino Piçarra e pelo Pe. Luís Fernandes.
Já no dia 20 de abril (4ª feira), os alunos do ensino secundário terão a oportunidade de participar numa visita-guiada às Obras de Restauro da Basílica Real, pelas 09h00, e a S. Pedro das Cabeças, local histórico da Batalha de Ourique, a partir das 11h00. Estas duas visitas contam com a participação do Dr. José Francisco Guerreiro.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.