A cantina escolar do Agrupamento de Escolas de Mértola, serviu aos alunos uma Jardineira de Borrego, que “foi inteiramente confecionada com carne de borrego da Associação de Agricultores do Campo Branco”, anuncia a a autarquia.
Esta iniciativa, explica o município, “surge no âmbito de uma ação do projeto TerrAlimenta, uma parceria entre a CM de Mértola, Associação Terra Sintrópica e ESDIME, que contempla a aplicação de uma experiência piloto em Mértola”. A mesma fonte refere que a iniciativa “tem como objetivo promover a saúde das crianças e apoiar a economia local, através do abastecimento da cantina com produtos de proximidade e sazonais”.
A autarquia mertolense explica que a Associação de Agricultores do Campo Branco forneceu o borrego e assegurou a logística de transformação e distribuição, “para que as nossas crianças possam desfrutar de carne criada 100% a pasto, apenas com as ervas da primavera e proveniente de animais criados no Baixo Alentejo”.
O projeto TerrAlimenta é uma parceria entre a ESDIME Crl, Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo – CIMBAL, Terras do Baixo Guadiana, Alentejo XXI, Rota do Guadiana – ADI, Terras Dentro, Câmara Municipal de Mértola, Município de Ourique, Terra Sintrópica e DRAP Alentejo, financiado pelo PDR2020 – operação 20.2.4 da Rede Rural Nacional.