Numa altura em que o cenário global é marcado por conflitos, divisões e incertezas, a rede Cáritas lança mais uma edição da sua tradicional campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Sob o poderoso e simples mote “Na noite de Natal, acenda uma vela pela Paz”, a iniciativa apela à união de todos num gesto simbólico de esperança, que visa transcender fronteiras e diferenças, e que tem iluminado o Natal de milhares de famílias há mais de duas décadas.
A campanha deste ano terá o seu arranque oficial a partir de Roma, assinalando a celebração do Jubileu dos Pobres, que se realiza no domingo, Dia 16 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres. Este momento simbólico visa reforçar a missão de cuidado e serviço da Cáritas junto dos mais vulneráveis.
Adotada pela Cáritas desde 2002 e criada originalmente em França em 1991, a iniciativa propõe a aquisição e o acender de uma vela como expressão de um compromisso individual e coletivo com a construção de um mundo mais pacífico. A aquisição de cada vela da Cáritas, pelo valor de 2€, converte o gesto simbólico num ato concreto de solidariedade, uma vez que a verba angariada reverte para o reforço da ação das Cáritas Diocesanas e para projetos de ajuda humanitária internacional, através do Fundo Lusófono Laudato Si.
Em 2024, a campanha produziu cerca de 220 mil velas, e a Cáritas estabeleceu como objetivo aumentar este número na presente edição para ampliar o alcance da sua ação solidária. As velas estão disponíveis para aquisição em paróquias, escolas, instituições parceiras, nas Cáritas Diocesanas e nas lojas Pingo Doce. A Cáritas convida assim todos – famílias, escolas, empresas e comunidades – a participarem nesta ação de união e esperança, lembrando que “cada chama conta” na noite de Natal.















