Avançará em breve o concurso para renovação do Bloco de Partos do Hospital de Beja. O anúncio foi feito durante a reunião da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que decorreu na última segunda-feira e que juntou à mesma mesa a CIMBAL e José Carlos Queimado, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
No encontro, foi ainda dado estaque para a urgência obstétrica (desde o início de 2023, a única a Sul do tejo que não fechou um único dia) e para a extensão dos Cuidados Paliativos aos concelhos de Mértola, Moura e Barrancos, “assegurando assim a cobertura a todo o Baixo Alentejo”, pode ler-se na nota remetida à Rádio Castrense.
Também no Hospital José Joaquim Fernandes, está em curso a obra para instalação da ressonância magnética.
Na reunião entre a CIMBAL e a ULSBA foi também analisada a dificuldade de recursos humanos, “essencialmente médicos de família em determinados concelhos, o que leva a que se registe um número elevado de utentes sem acesso a médico de família”. Por último, “analisaram-se as formas de colaboração a desenvolver entre a ULSBA, CIMBAL e municípios de formar a poder superar algumas das dificuldades da saúde no nosso território”, conclui.