As candidatas do Bloco de Esquerda às eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 apresentaram uma proposta para revitalizar o centro histórico de Beja e reforçar a identidade da cidade: a criação de um museu polinucleado com o título genérico “Museu República, Resistência, Revolução e Democracia”. Esta proposta foi divulgada num comunicado assinado por Madalena Figueira, cabeça de lista à Câmara Municipal, e Ana Serrano, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Beja.
De acordo com o Bloco de Esquerda,” Beja tem vindo a enfrentar um cenário de despovoamento e degradação do seu centro urbano”, uma situação que atribuem a uma “pobre política habitacional” do município, resultando numa perda de “alma” e “identidade” para a cidade. Acreditam que a dinamização da capital do Baixo Alentejo passa, inevitavelmente, “por um investimento na memória da cidade, do concelho e do distrito”, visando conhecer e divulgar a sua história para que Beja “goste de si própria”, o que, esperam, terá um impacto positivo no desenvolvimento económico e social do território.
O museu proposto seria composto por quatro núcleos distintos, a serem implementados por fases. O primeiro, o núcleo República, dedicaria-se à Beja Republicana, às suas realizações, sonhos e protagonistas. O núcleo Resistência trataria da resistência à ditadura do Estado Novo no concelho e distrito de Beja, assinalando os seus principais marcos e figuras. Seguir-se-ia o núcleo Revolução, que focaria o 25 de Abril, a queda do fascismo e os eventos revolucionários que ocorreram no concelho e distrito de Beja. Por fim, o núcleo Democracia daria conta da institucionalização da democracia no concelho e no distrito, como um resultado direto da revolução.
Em estreita ligação com o museu, e como parte integrante do mesmo, seria ainda instalado um Centro de Documentação. Este centro disponibilizaria informação para a investigação e divulgação da história do concelho e do distrito no século XX, direcionada tanto para os cidadãos em geral como para os alunos dos diversos graus de ensino.