12.1 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Janeiro 26, 2026

Últimas Noticias

Beja promove território e vinhos na FITUR 2026, em Madrid

O Município de Beja marcou presença na FITUR 2026 – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, um dos maiores eventos internacionais do setor, a convite da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), reforçando a promoção do território em contexto internacional.

O Presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, acompanhado pelo vereador do Turismo e Património, Vítor Picado, esteve igualmente presente na feira, no passado dia 21, a convite da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com o objetivo de divulgar o programa associado à distinção Cidade Europeia do Vinho 2026.

Segundo Nuno Palma Ferro, esta distinção representa “uma oportunidade única para afirmar, a nível europeu, a identidade do nosso território e a profunda ligação de Beja à cultura do vinho, à sua história e ao saber-fazer das suas gentes”.

No âmbito da participação na FITUR, o Município de Beja promoveu uma prova de vinhos produzidos no concelho, dando a conhecer os seus recursos turísticos e os principais eventos que irão marcar o território ao longo de 2026, sob o mote “Venha a Beja com Vagar”. A iniciativa contou com vinhos de produtores locais como Casa de Santa Vitória, Figueirinha, Herdade da Mingorra, Herdade da Poupa, Herdade dos Grous e Herdade Paço do Conde.

Num ano em que o Baixo Alentejo assume o título de Capital Europeia do Vinho 2026, Beja será um dos concelhos com maior número de eventos obrigatórios e temáticos, entre os quais se destacam a Gala de Abertura, a realizar a 7 de fevereiro no Pax Julia – Teatro Municipal; o Global Summit – Responsible Enotourism, de 1 a 3 de junho; o IV Concurso Enológico Cidades do Vinho, entre 17 e 19 de abril; o Festival da Canção Rural, a 27 de junho; a VINIPAX, de 3 a 5 de outubro; e o Dia Mundial do Enoturismo, a 8 de novembro.

A distinção Cidade Europeia do Vinho 2026 envolve os 13 municípios da CIMBAL até janeiro de 2027 e representa uma oportunidade estratégica para afirmar o Baixo Alentejo — e Beja em particular — como destino de enoturismo de excelência, promovendo a sua identidade, história e cultura vitivinícola a nível europeu.

Latest Posts

Não perder