Foi ontem hasteada, no Parque Fluvial dos Cinco reis, em Beja, a Bandeira Azul. O galardão foi atribuído pela primeira vez, até porque o espaço apenas foi inaugurado no ano passado.
A cerimónia contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Beja e dos Vereadores Marisa Saturnino e Arlindo Morais, assim como de diversas Entidades convidadas.
“A cerimónia simbólica serviu para assinalar a importância da Bandeira Azul para a praia fluvial de 5 Reis, pois a mesma agrega o reconhecimento de excelência para um conjunto de critérios avaliados como a qualidade da água, os acessos e serviços de apoio. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental” destaca a autarquia.
O Município de Beja “candidatou o Parque Fluvial de Cinco Reis ao programa Bandeira Azul, cumprindo um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação e Gestão Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário. Refira-se também que o Parque Fluvial de Cinco Reis, é considerada uma praia acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias estão identificadas com uma bandeira branca com o símbolo de Praia Acessível a azul e amarelo e possuem estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados” explica a Câmara Municipal.
“Menos de um ano depois da abertura do “Parque de 5 Réis”, a Bandeira Azul esvoaça no mastro, desde 01 de julho, juntamente com a Bandeira de Praia Acessível” anuncia com satisfação Paulo Arsénio.
O autarca de Beja lembra que, “a atribuição foi validada na sequência de rigorosas medidas inspetivas ao espaço”.
O presidente da Câmara sublinha que “Beja é sinónimo de qualidade, uma marca que orgulha todos os munícipes”.