20.6 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Agosto 1, 2025

Últimas Noticias

Beja: Parque Fluvial dos “Cinco Reis” ganha Bandeira Azul

Na época balnear 2021 vão hastear a Bandeira Azul mais 12 praias, apesar de todas as dificuldades que a pandemia trouxe, em particular, para as entidades que gerem zonas balneares e para aquelas que estão relacionadas com o sector do turismo.

Tendo em consideração todas as contingências, o aumento das candidaturas ao Programa Bandeira Azul representa para a ABAE um voto de confiança adicional, bem como o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, mas, realça sobretudo, a importância da educação ambiental para os promotores que, cada vez mais, investem e dão atenção a esta área.

A evolução do número de Bandeiras Azuis atribuídas é também a consequência do excelente desempenho que os vários promotores tiveram na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um esforço excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir das nossas Praias nacionais.

Das 372 praias, 330 são costeiras e 42 fluviais, o que reflete a tendência, dos últimos anos, de crescimento no número de praias interiores, bem como do investimento realizado nestas zonas balneares. Assim, considerando os restantes países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal torna-se o segundo com mais praias fluviais galardoadas.

As 372 praias estão distribuídas por 98 Municípios, com destaque para os 5 novos: Fafe, Oleiros, Óbidos, Avis e Beja (Cinco Reis).

Parque Fluvial dos Cinco reis, em Beja, distinguido pela primeira vez com Bandeira Azul (Abriu ao público em 2020)

As praias costeiras estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).

Nesta edição do Programa Bandeira Azul de assinalar, ainda,  a região do Tejo, com 6 praias novas, bem como as 7 praias que reentraram no Programa.

A nível internacional, em 2021, Portugal mantém o 6º lugar, atrás de Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia.

Em 2021, vão hastear a Bandeira Azul 16 Marinas e Portos de Recreio, menos duas do que o ano passado.

Também nesta edição, são 11 as embarcações de ecoturismo galardoadas com Bandeira Azul situadas na Nazaré, em Setúbal, em Lisboa, no Funchal e na Calheta. Em relação a 2020, a empresa Adventure Made, Unipessoal Lda apresentou, pela primeira vez, a candidatura de 2 embarcações: Pampero e Cetos.

No âmbito do trabalho da Sail Training International, a Bandeira Azul está, ainda, hasteada em 3 Tall Ships Portugueses: o NRP Sagres, o Veleiro Santa Maria Manuela e Caravela Vera Cuz.

Neste ano, de assinalar, também, o aumento de 104 atividades de educação ambiental propostas pelos vários promotores de praias, marinas e embarcações, no total 964, das 4 tipologias (Informação e Educação, Participação Passiva, Participação Ativa e Efeito Multiplicador).

Os Centros Azuis, estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental, com um programa, o qual deve estar situado junto a uma zona balnear ou num local de fácil acesso para os banhistas com a sua localização deve estar devidamente assinalada. Durante época balnear deve ter, em permanência, pelo menos um funcionário, assegurando um horário adequado e alargado, especialmente nos períodos de maior afluência.

Os 15 Centros Azuis de 2021: Lagoa (Açores), Praia da Quarteira (Loulé); Praia de Pedrogão-Centro (Leiria); Praia da Barreirinha, Clube Naval Ponta Gorda – Poças do Governador e Lido – Complexo Balnear (Funchal); Praia Frente Azul (Espinho); Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (Vila do Conde); Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia (Vila Nova de Gaia); Centro de Educação Ambiental de Esposende (Esposende); Pavilhão da Água (Porto); Navio Gil Eannes – Centro de Mar (Viana do Castelo); Praia da Nazaré (Nazaré); Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (Torres Vedras) e Praia Areia Branca – Foz (Lourinhã).

Fonte: Bandeira Azul

Latest Posts

Não perder