Celebra-se no dia 18 de Abril o Dia dos Monumentos e Sítios em iniciativa lançada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) em colaboração com o ICOMOS Portugal.
“A divulgação deste tema procura reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça” explica a Câmara de beja.
A cidade de Beja comemora a data com três iniciativas que “pretendem valorizar a história e o património local evocando a relação das sociedades passadas com o território e os seus recursos (Pisões), simultaneamente inaugurando novos instrumentos de acessibilidade que tornam estas informações acessíveis a todos” esclarece o município.
O dia termina com “uma importante conferência da investigadora Teresa Ricou que trará novos dados sobre a antiguidade tardia e o início do período islâmico nos territórios de Beja”.