A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou, ontem, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, 393 Praias, 18 Marinas e 20 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2022, no total de 431 Bandeiras Azuis atribuídas, mais 32 do que no ano passado.
Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais 2 marinas e mais 9 embarcações de ecoturismo.
As 393 praias estão distribuídas por 102 Municípios de realçar, mais um ano, o crescimento contínuo e seguro das praias fluviais, o que evidencia a aposta dos promotores na qualidade destas zonas balneares e das áreas envolventes.
As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelas regiões Norte (82), Centro (50), Tejo (77) Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16).
No Alentejo o galardão vai chegar a 40 praias – 32 costeiras e oito fluviais, no distrito de Beja, a praia dos Cinco Reis, no concelho bejense viu atribuída a Bandeira Azul.
A praia fluvial da Tapada Grande, no concelho de Mértola volta a hastear a Bandeira Azul.
No concelho de Odemira são 12 as praias que vão hastear a bandeira Azul: Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal (Odemira), Farol, Franquia, Furnas Mar, Furnas Rio, Malhão Norte, Malhão Sul, Santa Clara e Zambujeira do Mar.