O troço da A26 (Autoestrada do Baixo Alentejo) que liga o nó de Grândola-Sul ao nó da Malhada Velha, entre Santa Margarida do Sado e Figueira dos Cavaleiros, abre hoje ao trânsito. A circulação pode começar a fazer-se a partir das 20 horas, sem qualquer inauguração oficial.
Ao que a Rádio Castrense apurou, não haverá portagens neste lanço, de aproximadamente 12 quilómetros.
De acordo com a autarquia de Ferreira do Alentejo, “os acessos de socorro foram verificados no início desta semana.
Em nota de imprensa, a autarquia ferreirense “congratula-se com a abertura desta importante via de comunicação, que serve o concelho, bem como a região adjacente”: A Câmara diz que se trata “de uma pequena parte de um projeto mais vasto”.
Recorde-se que a A26/IP8, no seu projeto inicial, deveria ligar Sines a Beja e a capital do Baixo Alentejo à fronteira Espanhola, em Vila Verde de Ficalho. Contudo, os planos foram consecutivamente amputados e a A26 ligaria Sines à Rotunda do Aeroporto de Beja, onde inclusivamente chegaram a estar placas (entretanto apagadas) a indicar a A26
Para já a ligação entre Grândola-Sul e a Malhada Velha está feita e pronta a abrir ao trânsito às 20 horas de hoje. Em relação à ligação até Sines e a Beja, o futuro é incerto, adiando os anseios de várias décadas da população da região e adiando o tão esperado desenvolvimento e a coesão territorial de que tanto se fala.