Realiza-se hoje, dia 18 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Beja, “Dizer os Poetas”, uma viagem literária”, por António Vilhena a partir das 16h00.
De acordo com as informações do Município, sobre esta performance poética: “em 2024 comemoramos os 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, esta é, também, a oportunidade de lembrar os que continuaram a escrever na nossa Língua de Cultura e Culturas, que Camões enriqueceu com a epopeia, Os Lusíadas, e nos fez portugueses de todos os lugares” e “os poetas ajudam a contar a nossa história e, quiçá, a prever o futuro. A poesia é indissociável da sua história, assim como a sua leitura no ciclo da sua viagem. George P. Landow escreveu, em 1997: “Todas as ideias do cânone derivam da crença humanista de que a literatura é um excelente instrumento de educação e de que o estudante se torna uma pessoa melhor ao ler grandes obras”.
“A viagem visa essa utopia: DIZER OS POETAS: Luís de Camões, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Maria Teresa Horta, Almada Negreiros, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Victor Matos e Sá, Ana Luísa Amaral, José Gomes Ferreira, Ângela Almeida, Fernando Pinto do Amaral, Manuel da Fonseca, Tiago Alves, Maria Ondina Braga, Xavier Zarco, Martinho Marques, Eugénio Lisboa, João de Deus, Antero de Quental, David Mourão Ferreira, Ruy Belo, João Rui de Sousa, António Nobre, Miguel Torga, Carlos de Oliveira, Isabel da Nóbrega, João José Cochofel, Carlos Carranca, Nuno Júdice, Gastão Cruz, Fiama Hässe Pais Brandão, Mário Cesariny, José Régio, Luiza Neto Jorge, Mário de Sá-Carneiro, Maria do Rosário Pedreira, António Ramos Rosa e Jorge de Sena.”