O concelho de Almodôvar vai contar com um Rota dos Saberes e Sabores, associada à produção de medronho na zona serrana deste concelho e conta com o financiamento do Turismo de Portugal.
O projeto, dinamizado pela Câmara Municipal, foi um dos três contratualizados nesta quinta-feira, 30, em Almodôvar, entre promotores e o Turismo de Portugal, no âmbito da “Linha +Interior Turismo” da Agenda do Turismo para o Interior.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo contado com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
O objetivo desta linha de apoio passa pela criação de “oferta turística assente na especificidade dos seus territórios”, de forma a “gerar e captar novos modelos de negócio”, disse o governante ao “CA”.
“É uma linha que pretende ajudar a estruturar produto, que vai aumentar a capacidade que Portugal tem de poder ter uma oferta [turística] mais alargada”, indicou Pedro Machado.
Os primeiros três contratos de financiamento no âmbito da “Linha +Interior Turismo” representam um investimento total na ordem dos 1,3 milhões de euros, apoiados em cerca de 800 mil euros pelo Turismo de Portugal.
Um dos contratos prevê a criação da Rota dos Saberes e Sabores de Almodôvar, associada à produção de medronho na zona serrana deste concelho.
O projeto inclui a criação do Centro Interpretativo do Medronho e de um centro de acolhimento turístico junto à Estrada Nacional (EN) 2, além da sinalização de percursos pedestres, cicláveis e automóveis no concelho.
Também no distrito de Beja, a Junta de Freguesia de Barrancos vai avançar com a criação de uma Área de Serviço para Autocaravanas, com seis lugares de parqueamento.
A futura infraestrutura ficará localizada na zona norte da localidade raiana, junto às piscinas municipais e ao parque de feiras.
O terceiro contrato de financiamento foi assinado com o Observatório Oficial Dark Sky Alqueva, no concelho de Reguengos de Monsaraz, cujo projeto prevê a ampliação da infraestrutura, com novos espaços e a aquisição de equipamentos, assim como a criação de uma unidade móvel e uma aposta no marketing.
Cortesia: Carlos Pinto – Correio Alentejo