A Câmara Municipal de Almodôvar já deu início aos trabalhos da Nora da Cerca da Presença.
O município almodovarense salienta que a o obra “está a cargo de uma empresa especializada” e que a mesma “está autorizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.
Este é um elemento relevante do património do concelho.
Os trabalhos desta nora secular são financiados por fundos europeus, nomeadamente pelo PDR 2020 e pelo FEADER e cifram-se em 160 mil euros.
de acordo com a Câmara de Almodôvar, o objetivo da intervenção passa por “recuperar a Nora da Cerca da Presença as estruturas edificadas adjacentes, contrariando o processo de degradação em que se encontram, por forma a ser possível recuperar toda a sua valência estética e histórica” e ainda “valorizar o conjunto patrimonial, tendo em vista o seu aproveitamento enquanto ativo turístico e cultural”.
“Depois de terminada (a obra), será mais um ponto de referência turística e cultural , bem como uma amostra das nossas tradições às gerações que não conviveram com o uso diário destes mecanismos e sistemas de outrora” adianta a autarquia.
A mesma fonte realça que para além de serem recuperadas as estruturas, está prevista a instalação de painéis informativos, a produção de folhetos informativos e a promoção de atividades de dinamização”.
De futuro, “está prevista a criação de um loteamento nesta zona, a sudoeste da Nora” remata a Câmara de Almodôvar.