15.1 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Novembro 14, 2025

Últimas Noticias

Almodôvar: São Barnabé acolhe a XVII Feira do Cogumelo e do Medronho de 28 a 30 de novembro

A aldeia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, prepara-se para acolher a XVII Feira do Cogumelo e do Medronho nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Sob o tema “Potencialidades da Serra”, o evento, promovido pela Câmara Municipal de Almodôvar e pela Junta de Freguesia de São Barnabé, visa valorizar os recursos endógenos e as tradições da zona serrana, transformando as ruas da aldeia num centro de animação e sabores.

Durante três dias, o cogumelo e o medronho, juntamente com a biodiversidade, os produtores e as tradições locais, serão os protagonistas. Os visitantes “poderão contar com a presença de diversos expositores de produtos agroalimentares e artesanais, licores e aguardentes tradicionais, além de uma ampla oferta de restauração” sublinha a autarquia de Almodôvar.

A abertura oficial está marcada para as 15 horas de sexta-feira, dia 28, com a atuação do Grupo Coral Feminino “Estevas em Flor” e um simbólico “Medronho de Honra”. A tarde prossegue com uma arruada que junta os “Estevas em Flor”, o Grupo Modas c’Sotaqui e o Grupo Vozes da Aldeia. A componente musical noturna contará com Emanuel Martins & Tânia e, pelas 23 horas, com o conceituado artista popular Jorge Guerreiro.

O sábado, dia 29, arranca com a arruada do Grupo Beira Serra e animação de rua com os “Diatónicos”. A programação de dia inclui a Tertúlia “Histórias da Serra”, na Escola Primária, e o Showcooking “Segredo Inesperado” com a Chef Margarida, no Pavilhão Multiusos. Ao início da noite, o palco do Pavilhão recebe as atuações do Grupo de Cavaquinhos e Danças do Mundo da Universidade Sénior de Almodôvar. O ponto alto da noite será o concerto da reconhecida artista Romana, que sobe ao palco pelas 23 horas, antecedida por Nelson Santos.

No domingo, dia 30, a Feira propõe a iniciativa “Caminhadas na Serra” às 10 horas e uma arruada com o Grupo Coral “Flores do Campo”. O meio-dia é dedicado à apresentação do livro “101 Décimas”, do Poeta Manuel João. A tarde reserva momentos de partilha de saberes com o Workshop “As mãos no barro” – Roda de Oleiro, com Manuel Seita, e as “Conversas sobre empreender no Mundo Rural”. O certame encerra em grande estilo, às 15h30, com o Baile que junta Telma Santos, Nuno Florindo e João Velez.

As entradas são livres.

Latest Posts

Não perder