O Município de Almodôvar foi distinguido com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), como reconhecimento pelas iniciativas e projetos realizados no concelho, no âmbito do bem-estar e desenvolvimento social.
A distinção foi entregue a António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, e a Ana Carmo, vereadora com os pelouros de Ação Social e, simultaneamente, Vice-presidente da Câmara, durante a gala nacional que distingue entidades com práticas de referência na promoção do bem-estar e na resposta à vulnerabilidade social
Segundo a autarquia almodovarense, “este reconhecimento prende-se com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos nesta área”.
Recorde-se que, a Câmara Municipal de Almodôvar implementou em 2003 o Cartão Almodôvar Solidário, cujas comparticipações de medicamentos eram parciais. A Componente não comparticipada pelo Estado foi aumentada para 100% em 2014, sendo que “há cerca de 1000 cartões ativos”.
A Câmara sublinha que, “o investimento nesta medida era, até 2014, de cerca de 30 mil euros e aumentou para aproximadamente 150 mil euros, por ano, desde que o nível de comparticipação subiu para os 100%”. A mesma fonte acrescenta ainda que “esta medida teve, desde o seu começo, um investimento de 1.970.000 Euros”.
Outros fatores terão contribuído para este reconhecimento agora atribuído. São exemplo disso “os apoios no incentivo à natalidade, no pós-nascimento durante os primeiros três anos de vida das crianças, no pré-escolar e em todos os níveis de ensino escolar, como o apoio à aquisição de material escolar, cadernos de fichas, transportes escolares gratuitos para as Universidades e Escolas profissionais de Beja, Serpa, Cuba e Faro e pagamento de títulos de transportes para outros estudantes que frequentam o ensino noutras localidades” detalha o Município de Almodôvar.
A Câmara, realça que “este reconhecimento sublinha a importância do trabalho realizado em torno do apoio a toda a população” e “reforça o compromisso que a autarquia tem tido e continuará a ter com as respostas sociais aos munícipes”.