O concelho de Almodôvar foi atingido por dois incêndios na noite desta quarta-feira, 30 e início da madrugada desta quinta-feira, 31 de julho.
O alerta para o primeiro incêndio foi dado às 22 horas. O fogo começou nas imediações do Monte da Vinha, na União de Freguesias de Almodôvar e Graça de Padrões. Foram de imediato mobilizados para o local, segundo dados da Proteção Civil, 14 operacionais apoiados por cinco veículos.
Sete minutos depois, às 22h07, outro foco de incêndio foi detetado nas proximidades, perto do cruzamento para o Barrigão, junto à estrada municipal que liga o Monte das Viúvas, na freguesia de Santa Cruz, concelho de Almodôvar, e São Pedro de Sólis, já no concelho de Mértola. As chamas acabaram por passar a Ribeira de São Pedro de Sólis, do concelho de Almodôvar para o concelho de Mértola, consumindo pasto e eucaliptos.

Para a ocorrência chegaram a estar mobilizados 75 operacionais, apoiados por 27 veículos das corporações de Almodôvar, Mértola, Castro Verde, Aljustrel, Ourique, Ferreira do Alentejo, Cuba, Alvito e Beja. Alguns populares juntaram-se no combate aos incêndios com os meios que detinham, nomeadamente com máquinas de rasto.
Também a Guarda Nacional Republicana esteve no terreno com várias viaturas e militares, oriundos de vários Postos Territoriais da região.

A estrada que liga o Monte das Viúvas (Almodôvar) a São Pedro de Sólis (Mértola) chegou a estar totalmente cortada ao trânsito, apenas podiam circular os veículos de emergência.

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, o fogo foi dado como dominado cerca da 01h25 desta madrugada.
As causas dos incêndios estão agora a ser investigadas pelas autoridades.





Imagens: RÁDIO CASTRENSE