Aljustrel recebeu, esta semana, o encontro internacional da Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT.
Segundo a autarquia, “nesta reunião de trabalho, e de reconhecimento das boas práticas que estão a ser desenvolvidas no concelho, participaram cerca de 20 membros de vários países, nomeadamente do Chipre, da Letónia, da Grécia e da Eslováquia”.
Este programa europeu de aprendizagem e de troca de experiências na promoção do desenvolvimento pretende fortalecer os métodos e conhecimentos em torno da promoção da inclusão social e da coesão intergeracional nos respetivos territórios, nomeadamente através do voluntariado.
“Durante estes dias de trabalho, os parceiros tiveram também a oportunidade de conhecer os projetos que estão a ser implementados no concelho e, ao mesmo tempo, realizaram-se contactos para serem estabelecidas parcerias futuras e em diferentes áreas, nomeadamente no que diz respeito ao turismo e ao património. Este encontro permitiu ainda a diferentes entidades do concelho estabelecer contacto com parceiros de diversas nacionalidades, fomentando-se uma dinâmica em torno da questão social e que poderá revestir-se da maior importância para a coesão e união de gerações” explica o município.
Para a Câmara de Aljustrel, “esta foi uma oportunidade para dotar este território de ações ainda mais capacitadas, envolvendo-se cada vez mais pessoas e incentivando-se à responsabilidade social”.