19.7 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Abril 13, 2024

Últimas Noticias

Aljustrel inaugura o Espaço Arte – João Duarte, no Centro de Documentação Local

O Município de Aljustrel vai inaugurar, no próximo sábado, dia 6, pelas 15:00 horas, o Espaço Arte – João Duarte, no Centro de Documentação Local. Esta inauguração encontra-se enquadrada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

«Este espaço resulta da doação de uma coleção que tem “excecional e incomparável relevância artística e cultural” e que foi doada ao Município de Aljustrel pelo artista» realça a autarquia de Aljustrel.

A coleção é composta por esculturas, medalhas, troféus, colagens e moedas da sua autoria, bem como por livros dedicados às respetivas artes, e que o artista, com vista à sua preservação e guarda como todo incindível, decidiu doar ao Município de Aljustrel.

Para a Câmara Municipal de Aljustrel, “é uma honra que João Duarte, reconhecido artista, tenha escolhido Aljustrel para acolher este importante espólio, confiando nos serviços municipais e no povo desta terra para dignificar a sua obra e a mostrar ao mundo”.

A coleção vai ser exposta e divulgada junto do público “e terá fácil acesso para ser consultada por estudiosos e artistas”.

Este espaço começará a receber atividades ligadas às artes, com uma programação diversificada e que se dirigirá também ao público escolar, e a curadoria de atividade cultural, por indicação de João Duarte, ficará a cargo de Álvaro Lobato de Faria, pela vasta colaboração e competência na área das artes plásticas nacionais e internacionais e que, ao longo do tempo, tem aprofundado uma grande ligação ao Município de Aljustrel como diretor e coordenador do MAC – Movimento Arte Contemporânea.

A inauguração do espaço vai contar com uma conferência sobre a obra e vida de João Duarte, dirigida por Álvaro Lobato Faria, com um momento musical e com um cocktail convívio.

Latest Posts

Não perder