No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o projeto cultural “Só me falta ser mulher” protagonizou uma campanha de sensibilização que combina tradição, música e performance para alertar para a persistência da violência de género.
A iniciativa contou com a participação de dois grupos corais da Aldeia dos Fernandes: As Vozes da Aldeia, grupo masculino, e o Grupo Coral Estevas em Flor, grupo feminino. Juntos, interpretaram a moda “Só me falta ser mulher”, num gesto simbólico que representa o encontro de vozes, corpos e territórios. Este momento foi registado em videoclipe, reforçando a mensagem da campanha.
A performance também foi apresentada ao vivo pelo grupo feminino As Rosinhas, de Santa Clara do Louredo, durante a marcha simbólica organizada pelo movimento cívico “No Alentejo somos mais a dizer NÃO à violência contra as mulheres”.
A ação sublinha o papel da cultura tradicional como ferramenta de sensibilização social e reforça o compromisso das comunidades alentejanas em combater a violência de género.
O videoclipe pode ser visualizado, aqui:


















