Deverá aterrar esta tarde no Aeroporto de Beja o maior avião do mundo, o Airbus A380, da Global Airlines operado pela Hi Fly.
A chegada a Beja era para ter acontecido ontem, 15 de janeiro, mas a partida do Aeroporto alemão de Dresden, foi entretanto adiada para hoje. Ao que a Rádio Castrense sabe, está previsto que o Airbus A-380 saia da Alemanha às 15h10 (14h10 em Portugal).
A Global Airlines é uma nova companhia aérea de longo curso do Reino Unido que pretende operar exclusivamente com uma frota de Airbus A380.
A aeronave está no Aeroporto de Dresden, na Alemanha, onde passou por uma processo de grande manutenção nas instalações da Elbe Flugzeugwerke (EFW).
A companhia partilhou nas suas redes sociais a personalização dos winglets com o a cor padrão da companhia “o vermelho”, cor que foi disponibilizada pela Emirates.
Em Beja o A380 vai receber trabalhos por parte da Mesa, empresa de manutenção do Grupo Hi Fly, onde será equipado com novos interiores e receberá a pintura completa com a “livery” oficial da companhia.
O primeiro A380 da Global tem, com o número de série 120, cerca de 11 anos e foi entregue inicialmente à China Southern Airlines em fevereiro de 2013. A aeronave permaneceu na companhia até ser retirada de operação em novembro de 2022 e depois armazenada no deserto de Mojave em dezembro de 2022.
De acordo com algumas informações, que carecem de confirmação oficial, depois do processo de personalização a Hi Fly deverá realizar alguns voos charter. A companhia poderá fazer novamente história com a aterragem de um A380 na Antártida.
A Global Airlines assinou um acordo com a Hi Fly para trabalharem em conjunto no desenvolvimento e manutenção das quatro aeronaves Airbus A380 da nova companhia.
A Hi Fly, que foi a primeira companhia a operar o A380 no mercado secundário, utilizará a sua vasta experiência na aeronave para trabalhar com a Global não apenas na preparação para o serviço mas também para ajudar a nova transportadora a concretizar a sua ambição de fornecer aos clientes a melhor forma de voar em serviços comerciais, enquanto se prepara para as operações.
A Global Airlines adiou o início das suas operações para este ano, estando inicialmente previsto para começar no segundo semestre de 2024.
Se tudo correr conforme o planeado a Global Airlines deseja, inicialmente, direcionar a sua frota de Airbus A380, que espera aumentar, para destinos nos Estados Unidos. A empresa tem como alvo Nova Iorque e Los Angeles como locais iniciais a partir de Londres Gatwick.
É preciso sublinhar que a companhia terá de “lutar” para adquirir slots que não são apenas caros mas difíceis de conseguir até para companhias aéreas bem estabelecidas. Além disso, a Global Airlines vai competir com companhia ditas tradicionais como a British Airways, a American Airlines, a United Airlines, a Delta e muitas outras.
Não é a primeira vez que a pista de Beja recebe o maior avião comercial do mundo, já que em julho de 2018, um A-380 da Hi-Fly, chegou à capital do Baixo Alentejo pela primeira vez, atraindo centenas de curiosos e amantes da aviação. Esta é a única pista no continente português capaz de receber uma aeronave desta envergadura.
Rádio Castrense / Kiosque da Aviação